3 dicas para desestacionar a dieta



em Saúde
3 dicas para desestacionar a dieta

Especialista explica sobre o problema que afeta muitas pessoas durante a dieta, o efeito platô


O efeito platô acontece quando, após eliminar alguns quilos durante o início da dieta, a pessoa não emagrece mais e o regime “estaciona”. O corpo humano, durante toda sua história, aprendeu a armazenar gordura e economizar energia, desacelerando o metabolismo quando a oferta de calorias é insuficiente para o funcionamento correto do corpo.


“A memória genética do ser humano faz isso para que não morramos de fome. O organismo se adapta a redução de calorias, causando o efeito platô, ou seja, quando mesmo seguindo a dieta corretamente a pessoa não consegue mais emagrecer”, comenta o médico endocrinologista e especialista em fisiologia do exercício e nutrologia, Mohamad Barakat.


Para o médico, é necessário procurar orientação profissional para ter certeza que está sob o efeito platô, pois, muitas vezes, a não perda de peso pode ser consequência de uma dieta feita de forma errada ou até problemas hormonais e de saúde. “Cheque quantas calorias você está consumindo, se a alimentação está correta, se não deu escapadas durante o período de reeducação alimentar. Se estiver tudo dentro do programada e mesmo assim a pessoa não emagrecer, é ideal procurar um médico e veja se está sob o efeito platô”, diz o médico.

 

Quando acontece o efeito platô a maioria das pessoas costuma desistir e desanimar da dieta, pois não percebe os resultados almejados. “Porém, seguindo corretamente a dieta e praticando exercícios, o feito platô é evitado”, finaliza Barakat.


Confira as dicas para evitar e sair do efeito platô:


1. Pratique exercício físico

A prática de exercícios físicos é a melhor maneira pra evitar o efeito platô. As atividades físicas aumentam o gasto calórico, sem precisar diminuir a ingestão de alimentos. Quem já prática exercícios físicos é necessário então mudar o treino.


2. Termogênicos

Acrescente na dieta alimentos termogênicos, pois aumentam o metabolismo. Dê preferência à canela, gengibre e pimenta vermelha.


3. Às vezes uma mudança na dieta é necessária

O mais comum é aumentar um pouco a ingestão de calorias até o corpo se readaptar e depois voltar a dieta antiga.

 

 

    • Parceiro de Conteúdo

 

                logo ABQV p