Combinar exercícios fortalece os ossos



em Saúde
Combinar exercícios fortalece os ossos

Além de acabar com o tédio, variar as atividades pode ser muito benéfica. Conheça as melhores combinações


Para Monica Longo, fisioterapeuta e integrante da comissão científica da ABRASSO – Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo, ter um leque de opções na hora de se exercitar não só ajuda a manter a motivação como aumenta os benefícios para a saúde óssea. Combinar diferentes exercícios de forma inteligente também é uma forma de amplificar os resultados proporcionados pela prática.

 

“O osso se beneficia diretamente da atividade física, especialmente até os 35 anos, quando atinge-se o pico de formação da massa óssea. Como o osso “se acostuma” com determinado exercício, variar o tipo e a intensidade se torna fundamental para obter e manter resultados positivos. Depois desta idade continua importante se exercitar, pois o hábito ajuda a manter a força muscular e também a saúde óssea, diminuindo problemas decorrentes da osteoporose, como as fraturas”, explica a fisioterapeuta.


Veja um pequeno guia com cinco opções de exercícios e seus respectivos benefícios para a saúde óssea.

 

Musculação

 

Além dos benefícios de uma atividade aeróbica, é uma atividade de alta intensidade e curta duração trabalhando exercícios específicos para cada grupo muscular. Esse tipo de exercício melhora a força e resistência musculoesquelética. É uma opção importante, pois transforma a massa gorda (gordura) em massa magra (músculos), aumenta a massa muscular e ajuda a preservar a saúde do osso.

 

  • - Principais atributos trabalhados força muscular e postura.
  • - Período mínimo ideal para beneficiar a saúde: 2 a 3 vezes por semana.
  • - Combina bem com: alongamento e caminhada.

 

Pilates


Exercício completo, o pilates é uma ótima opção para quem deseja trabalhar diversos aspectos de uma só vez e desenvolver capacidade funcional para o corpo.
Principais atributos trabalhados: força, equilíbrio, flexibilidade, agilidade e mobilidade.

 

  • - Período mínimo ideal para beneficiar a saúde: 2 vezes por semana.
  • - Combina bem com: Tai Chi e dança.

 

Caminhada


Exercício básico, entre inúmeros benefícios, importante pelo impacto que fortalece os ossos, é um bom início para quem não está acostumado aos exercícios; deve ser praticado progressivamente.

 

  • - Principais atributos trabalhados: resistência aeróbica, manutenção da força muscular, mobilidade e flexibilidade. Período mínimo ideal para beneficiar a saúde: 2 a 3 vezes por semana.
  • - Combina bem com: qualquer outra atividade física.

 

Tai Chi Chuan


Assim como o pilates é completo e tem a vantagem de ser acessível: pode ser praticado em parques; auxilia na socialização das pessoas; oferece boa dose de agilidade e equilíbrio , ajudando a prevenir quedas.

 

  • - Principais atributos trabalhados: equilíbrio, mobilidade, força óssea, flexibilidade, agilidade, coordenação e força muscular.
  • - Período mínimo ideal para beneficiar a saúde:1 a duas vezes por semana.
  • - Combina bem com: qualquer outro exercício físico.

 

Dança


Opção lúdica e de alta sociabilidade, a dança é um exercício que também oferece benefícios aeróbicos, sendo uma opção completa e que combina com tudo.
Principais atributos trabalhados: agilidade, mobilidade, flexibilidade, equilíbrio ,força muscular e coordenação.

 

  • - Período mínimo ideal para beneficiar a saúde: uma vez por semana.
  • - Combina bem com: qualquer outro exercício físico, especialmente de força.

Comment