Alimentos orgânicos são mais saudáveis?



em Saúde
Orgânicos são os queridinhos de quem busca uma alimentação balanceada, mas seu consumo nos torna mais saudáveis?

Orgânicos são os queridinhos de quem busca uma alimentação balanceada, mas seu consumo nos torna mais saudáveis?


Alimentos orgânicos são aqueles cultivados sem quaisquer tipos de agrotóxicos. Segundo os resultados de pesquisa realizada em Chicago (Estados Unidos) e, publicada no "JournalofAppliedNutrition", existe uma acentuada diferença no conteúdo de alguns minerais essenciais do alimento orgânico, em relação aos convencionais: 63% a mais de cálcio; 73% a mais de ferro; 118% a mais de magnésio; 178% de molibdênio; 91% de fósforo; 125% de potássio; 60% de zinco e menos 29% de mercúrio.


O alimento orgânico fresco possui menos água em sua composição (em média 20% menos), o que significa que os nutrientes estão mais concentrados. Por isso são alimentos mais ricos em nutrientes, têm mais açúcar, daí o sabor mais adocicado que se percebe nos vegetais de cultura orgânica.


No entanto, pesquisadores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, publicaram um estudo que afirma que nem sempre a comida orgânica é mais saudável e mais nutritiva do que os demais alimentos.


Os alimentos orgânicos possuem menos agrotóxicos e não podem ser modificados geneticamente. Ainda assim, o estudo não detectou diferença na tabela nutricional entre os alimentos normais e os orgânicos. Em relação a frutas e verduras, foi encontrada a mesma quantidade de vitaminas. Já o leite não apresenta variação no teor de proteína e gordura, mas reconheceram que o orgânico possui mais ômega-3.


Para realizar o estudo, cientistas de Stanford analisaram 17 casos comparando pessoas que comeram alimentos orgânicos com outras que se alimentaram apenas de não-orgânicos. Além disso, foram avaliados 223 trabalhos sobre os níveis de nutrientes, bactérias, fungos e agrotóxicos em vários alimentos, incluindo frutas, legumes, grãos, carnes, leite e ovos.


"Alguns acreditam que comida orgânica é sempre mais saudável e com mais nutrientes. Nós ficamos um pouco surpresos de não descobrirmos isso", afirma o pesquisador-chefe, Crystal Smith-Spangler.


Ao publicar esse estudo, no JournalAnnalsofInternal Medicine, os pesquisadores contradizem diversos especialistas e ativistas que defendem a agricultura sustentável e os produtos orgânicos.


A entidade britânica Associação do Solo, que propaga e incentiva o plantio sustentável de comida, afirma que há falhas na pesquisa. "Um estudo do Reino Unido usando uma análise correta das estatísticas descobriu que a maioria das diferenças nos níveis de nutrientes entre frutas e legumes orgânicos e não-orgânicos vistos neste estudo dos Estados Unidos são, na verdade, muito significativos", disse a entidade.


• Com informações do portal Doce Limão.

 

 

    • Parceiro de Conteúdo

 

                logo ABQV p