Caminhar, o início de uma vida ativa



por Renata Menegatti
em Saúde
Caminhar, o início de uma vida ativa

Caminhadas beneficiam a saúde cardiovascular e são ideais para quem está começando a praticar exercícios


De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde, homens e mulheres ainda precisam apostar mais na prática de exercícios físicos para garantir um futuro mais saudável.


"A realização de exercícios melhora a disposição e a autoestima, além de reduzir o peso e diminuir a incidência da hipertensão arterial. É um ciclo de bem-estar para a saúde, alimentado pela endorfina”, enumera o cardiologista CostantinoCostantini, diretor geral do Hospital Costantini, de Curitiba.


Os exercícios aeróbios, como a caminhada, são aqueles de maior benefício ao coração. Estes exercícios caracterizam-se por repetições cíclicas de movimentos e, além disso, auxiliam no combate aos fatores de risco modificáveis como: obesidade, hipertensão, sedentarismo o exercício físico melhora a capacidade funcional do indivíduo e a qualidade de vida.


Por essa ser uma atividade democrática e de fácil acesso, além do baixo impacto, a caminhada é o exercício mais indicado para pessoas sedentárias que querem iniciar a prática de atividades físicas e pode ser o primeiro passo (com o perdão do trocadilho) para outras práticas, como a corrida.


Isso porque as caminhadas melhoram o condicionamento físico ao preparar o pulmão e ossos, além de ser comprovadamente uma arma contra a depressão.

 

 

    • Parceiro de Conteúdo

 

                logo ABQV p