Batata yacon: emagrece e é aliada contra o diabetes e colesterol



em Saúde
Batata yacon: emagrece e é aliada contra o diabetes e colesterol

Raíz da família do girassol oferece inúmeros benefícios para a saúde e é especialmente benéfica contra o açúcar no sangue

 

Parece uma batata, mas tem sabor de fruta. No Peru é chamada de maçã da terra. Embora seja uma planta da família do girassol.


Conheça seus benefícios:


Baixa caloria


A yacon é nativa da América do Sul e costuma ser consumida crua como uma fruta. Contém uma mistura de açúcares, cerca de 1 a 4 gramas a cada 100 gramas de raiz fresca, de acordo com o Centro Internacional da Batata no Peru. É rica em potássio, fornece entre 185 e 295 miligramas por 100 gramas. E, além de tudo, é baixa em calorias. Uma porção de 100 gramas de raízes frescas contém somente 14 calorias.


Glicose controlada


A batata yacon tem uma influência positiva sobre o açúcar no sangue, de acordo com um estudo publicado na revista, "Nutritionand diabetes.". Pesquisadores adicionaram yacon à dieta normal de ratos por cinco semanas. Comendo yacon, era reduzida a quantidade de glucose produzida pelo fígado e diminuíam significativamente os níveis de glicose em jejum, de acordo com o estudo. Os pesquisadores postulam que a yacon pode aumentar a sensibilidade à insulina, o que promove níveis mais saudáveis de açúcar no sangue.

 

Pode diminuir o colesterol


Os açúcares da yacon, denominados frutooligossacarídeos, têm um efeito positivo sobre os níveis lipídicos, de acordo com um estudo. Os pesquisadores suplementaram ratos diabéticos com farinha de yacon por 90 dias para observar os efeitos . O estudo concluiu que a batata causou uma diminuição significativa dos triglicéridos em jejum e da lipoproteína de baixa densidade, que é uma forma de "mau" colesterol. Além disso, a yacon protegeu os ratos contra o pico pós-refeição de triglicérides.

 

Ajuda a controlar o peso


Os efeitos benéficos do yacon parecem funcionar também para os seres humanos, de acordo com um estudo publicado na edição de abril de 2009 "ClinicalNutrition." Os pesquisadores estudaram o efeito do consumo diário de xarope de yacon em mulheres obesas que têm colesterol levemente elevado. O estudo constatou que o consumo de yacon diminuiu significativamente o peso corporal, circunferência abdominal e índice de massa corporal - que é uma medida indireta da gordura corporal. Seu consumo também aumentou a sensação de saciedade e frequência do movimento intestinal. Além disso, os investigadores observaram um efeito positivo sobre o colesterol LDL (o mau) e de insulina em jejum, um hormônio regulador de açúcar no sangue.


* Com informações do Livestrong

 

 

    • Parceiro de Conteúdo

 

                logo ABQV p