Desejo por comida pode significar deficiência nutricional



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Desejo por comida pode significar deficiência nutricional

Sabe aquela vontade súbita de comer algo específico? Pode ser um pedido do seu organismo


Tem dias em que tudo o que você precisa é de um prato de massa. E depois disso você ainda quer comer pizza, pão e pastel. Ao matar a vontade, você se sente gulosa e indisciplinada, mas pode não ser assim.


Nosso organismo envia mensagens para nos ajudar a manter o equilíbrio das vitaminas e minerais e manter os níveis de energia equilibrados.


A nutricionista Shona Wilkinson, do NutriCentre, no Reino Unido, explica melhor como e por que isso acontece.

 

Formiguinhas – falta de cromo

Shona explica a vontade de comer doces: "Enquanto você come, o açúcar no sangue sobe e insulina é liberada. Se você comer açúcar refinado e carboidratos, eles vão bater sua corrente sanguínea rapidamente e causar um desequilíbrio de açúcar no sangue. Seu corpo vai liberar mais insulina para lidar com este rápido aumento.


Uma vez metabolizados, os níveis de açúcar no sangue cairão, mas porque você liberou tanta insulina, os níveis ficarão muito baixos e você logo sentirá vontade de comer algo como uma barra de chocolate. Ou seja, quanto mais doces você come, mais quer comer.


"Tome um café da manhã saudável, com proteínas e carboidratos, como ovos mexidos com pão de centeio e continue assim durante o dia, com legumes. Isto ajuda a manter um fluxo constante de açúcar no sangue e quando chega uma certa hora do dia (como as 16h da tarde, a hora oficial da fome louca) o açúcar no sangue não terá caído a ponto de te fazer apelar para o doce.


Para ajudar a reduzir a ansiedade pelo açúcar, Shona diz que você pode tentar aumentar os níveis de cromo - um mineral que ajuda os níveis de insulina equilíbrio e mantém dores de açúcar tarde na baía. Alguns alimentos ricos no mineral são milho, batata doce, maçã, brócolis, banana, ovos e tomate.


Chocólatras - falta de magnésio

Você acha que quer chocolate, mas seu corpo está realmente dizendo que precisa de magnésio. Cerca de 80% da população podem consumir menos magnésio na sua dieta diária do que o recomendado. Esse é um dos motivos pelos quais as mulheres comem chocolates na TPM.


Shona diz: "O magnésio não só apoia o sistema imunológico, impedindo inflamações, mas também desempenha um papel crucial no equilíbrio do sistema nervoso e alivia a ansiedade. É também importante para uma boa saúde dos ossos".


A melhor maneira de lidar com esse desejo é comer um quadrado de chocolate amargo com 70% de cacau. Além disso, certifique-se de que você está recebendo bastante peixe, vegetais de folhas verdes, castanhas e nozes para manter seus níveis de magnésio equilibrados.


Passa o sal, por favor - falta de sódio

Segundo Shona: "Se você quer comida salgada, seus níveis de sódio podem estar muito baixos - geralmente devido à desidratação, como, por exemplo, após atividade física, doenças ou consumo de álcool."


Apesar de visto como vilão, o sódio ajuda a manter o equilíbrio de água no corpo e regular a pressão arterial.


Esse equilíbrio pode ser recuperado rapidamente com lanches com anchovas secas ou pipoca salgada, que são naturalmente ricos em sódio. Você também pode encontrar pequenas quantidades desse mineral no aipo e na cenoura.


Amantes do churrasco - falta de ferro

"A vontade de comer carne podea significar que seu corpo precisa de ferro. Há uma tendência em reduzir o consumo de carne vermelha, que é a principal causa de deficiência de ferro", afirma Shona.


Ela desempenha um papel vital no apoio do sistema imunológico, uma vez que ajuda o transporte de oxigénio através do corpo. Sem ela, podemos nos sentir mais cansados.


"Tente incluir carne vermelha em sua dieta pelo menos uma vez por semana. Adicione também lentilhas, espinafre e sementes de abóbora, uma grande fonte de minerais e vitaminas", recomenda.


Carboidratos simples - falta de triptofano

Vontades de comer esse tipo de carboidrato são um sinal de baixos níveis do aminoácido triptofano, que é necessário para a produção de serotonina, a substância química do cérebro que nos deixa felizes, de acordo com Shona. Ela desempenha um papel crucial em ciclos de sono e vigília, bem como na digestão.


"Sua falta pode causar mau humor e ansiedade.Em vez de atacar os carboidratos, tente incluir certas proteínas em sua dieta que pode lhe fornecer uma boa quantidade de triptofano, como peru, ovos, bananas ou nozes"


• Com informações do Daily Record (UK)

 

 

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