Dieta da energia: 6 alimentos que mandam o cansaço embora



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Dieta da energia: 6 alimentos que mandam o cansaço embora

Incorporar alguns alimentos ao cardápio pode fazer sua dieta da energia diminuir a fadiga e aumentar a disposição no dia a dia

 

Quando a rotina fica pesada demais, as horas de sono rareiam e as horas extras são frequentes, apelamos para café, doces e energéticos.


Porém, o segredo para deixar o cansaço longe é uma alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos. A combinação dos dois trará efeitos duradouros no aumento de energia. Além disso, é possível incorporar na dieta alguns alimentos-chave para estimular o corpo e a mente.


Abaixo, a nutricionista e proprietária da Recomendo Assessoria em Nutrição, Marcia Daskal, mostra alguns exemplos de alimentos que auxiliam na produção de energia e que devem ser inseridos em um estilo de vida saudável:

 

Açaí

Com uma alta quantidade antioxidantes e carboidratos, especialmente por conta do xarope, o preparado de açaí dá energia, e pode ser uma boa opção na praia ou na prática de esportes. "Apesar de seus benefícios, é preciso ter cuidado com a quantidade porque é um produto de alto valor calórico. Comer com frutas e granola aumenta a quantidade de fibras e melhora o perfil nutricional ", salienta Marcia.


Banana

O magnésio presente e os açucares naturais da fruta fazem com que o alimento seja uma boa fonte de energia para o corpo. Acompanhe com aveia e canela para um lanche mais reforçado. Outras frutas doces, como caqui, uva e manga, também são boas fontes de energia. Frutas secas, como passas, são práticas de carregar e podem ser misturadas com castanhas.


Castanha, nozes e amêndoas

Segundo a especialista, estas oleaginosas são boas fontes de vitamina E, minerais e proteína, consideradas estimuladores do funcionamento da mente. São ricas em gordura e fornecem bastante energia, numa forma gostosa e conveniente. Está opção é prática e fácil de carregar, ideal para os lanches entre as refeições.


Ovo

Por ser rico em proteína, vitaminas e colina, contribui para a disposição, memória e concentração. Isso acontece porque a substancia melhora a formação dos neurônios e a proteína ajuda o corpo e a mente a terem mais disposição. Uma ótima escolha para o café da manhã.


Água de coco

É uma bebida isotônica natural e muito útil para repor as energias, pois hidrata e repõe minerais. "Muitas vezes o cansaço é apenas desidratação", afirma a especialista.


Chocolate

O produto possui três ingredientes estimulantes, o açúcar, a cafeína e a teobromina. O açúcar transforma-se em glicose, alimento para o cérebro e a cafeína e a teobromina causam uma sensação de revigoramento. O carboidrato presente no chocolate estimula a liberação de neurotransmissoras que proporcionam bem estar, bom humor e felicidade. Uma dica: nunca coma de barriga vazia, para evitar hipoglicemia de rebote e escolha as opções com maior teor de cacau.

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