Proteínas são aliadas para quem precisa ganhar peso



em Saúde
Proteínas são aliadas para quem precisa ganhar peso

As dietas de proteína são o segredo de quem quer emagrecer, mas também ajudam quem quer ganhar peso


Atualmente, o número de praticantes de musculação aumenta cada vez mais e, para obter os melhores resultados nos treinos, optar pelo alimentos certos faz toda a diferença na conquista do corpo e saúde que se deseja.


Uma dieta balanceada, rica em carboidratos e proteínas pode eliminar os quilos extras em um primeiro momento, mas, a longo prazo, a mudança no cardápio pode resultar em um aumento da massa corporal. Porém, é preciso muito cuidado ao planejar a rotina alimentar, para evitar o excesso ou a falta de alguns nutrientes.


“Para quem deseja ganhar peso de forma saudável, as proteínas são grandes aliadas, porém, exagerar nos alimentos proteicos pode fazer mal à saúde. Por isso, apostar nos suplementos aliados a uma alimentação correta pode ajudar a conquistar os objetivos”, alerta o diretor da Hard Suplementos, Eduardo Leite.


Os carboidratos são essenciais antes e após o treino, pois são responsáveis por manter a concentração de glicose no sangue durante a prática dos exercícios físicos. Eles ainda ajudam a maximizar o desempenho muscular, melhorar o tempo de recuperação pós-treino e repor o glicogênio dos músculos.


No caso dos exercícios de resistência, como a musculação, é necessária a ingestão de proteínas, em especial de aminoácidos essenciais para construir e reparar o tecido muscular.


Nosso corpo não produz naturalmente tais substâncias e, por isso, é importante programar uma dieta que ofereça a quantidade de aminoácidos envolvidos na formação proteica muscular.
É muito frequente que esportistas, com medo de engordar, invistam em dietas restritivas, consumindo apenas proteínas. No entanto, por não consumirem as quantidades energéticas diárias necessárias, os aminoácidos ingeridos são desviados naturalmente para a produção de energia. Ou seja, não serão destinados à produção de massa muscular.

 

Além disso, para que ocorra o ganho da massa muscular, é necessário que a formação dos músculos supere sua degradação durante os treinos. E mais uma vez as proteínas estão envolvidas no processo, já que cada alimento fornece um tipo diferente de aminoácidos, cuja velocidade de absorção pelo organismo varia bastante.


A síntese funciona de acordo com o valor biológico de cada proteína, e, quanto mais alto é esse valor, mais aminoácidos serão absorvidos pelos músculos.


As proteínas com maior valor biológico são a proteína sintetizada do soro do leite, conhecida como wheyprotein e a albumina, encontrada na clara do ovo. Ambas podem ser ingeridas pela manhã a após a musculação, fortalecendo e recuperando os músculos.


Já as proteínas de baixa absorção são as proteínas da carne e da soja, que também devem ser consumidas, pois seus aminoácidos são essenciais ao bom funcionamento do organismo. E, para complementar as necessidades proteicas, os suplementos podem ser recomendados.


Seja por praticidade ou por necessidade, podem ser importantes aliados na busca pelo ganho de peso saudável, mas, para isso, é importante consultar profissionais especializados no planejamento alimentar.

Comment